A ideia era mostrar o que é possível construir usando madeira. O desafio cresceu para 85,4 metros de altura, e a Mjøstårnet inaugurado há uma semana, detém o recorde de construção de madeira mais alta do mundo.
- Queremos criar um futuro sustentável usando madeira. Moelven está colhendo um recurso renovável, e para cada árvore que é cortada, pelo menos dois novos são plantados. O projeto Mjøstårnet é mais uma prova do que é possível construir com madeira, e esperamos que este edifício inspire os outros a escolher soluções mais sustentáveis e amigáveis para o clima nos próximos anos, diz o CEO Morten Kristiansen em Moelven Industrier ASA.
Segundo o Jornal EL País
O edifício de Mjøstårnet foi 2% mais caro do que se fosse feito com cimento. “Mas existe um investimento que não é possível avaliar que é o investimento na saúde dos moradores desse tipo de construção, já que a madeira não aporta elementos tóxicos à construção”, afirmam na House Habitat, que participa do projeto europeu KnoWood, que fomenta o design e a construção de edifícios sustentáveis de madeira de media e grande altura.
Uma série de filmes foram disponibilizados para atestar o projeto pós seu lançamento a conferir:
Episódio 1: Noruega vai construir o edifício de madeira mais alto do mundo
Episódio 2: Engenharia de classe mundial
Episódio 3: Como o edifício de madeira mais alto do mundo aguenta fogo
Episódio 4: Como montar um recorde mundial
Episódio 5: Mjøstårnet: Um projeto piloto sustentável